[PT]

Instalação de dispositivos industriais de higiene manual em pontos estratégicos da Galeria Vermelho. Esta obra fez parte da exposição Vizinhos, que demarcou os dez anos da morte do artista Leonilson, buscando mapear suas influências em artistas de outra geração.

Área Semicrítica de Contaminação resulta da reflexão sobre contaminação e diálogos entre processos artísticos advinda do tema da exposição. A influência é resistida, percebida como contaminação. A expressão “de mão limpas” (que o objeto proporciona) é lembrada como isenção de autoria. Evitando o risco da homenagem superficial, a característica readymade desta obra reage, por opo-sição, à manualidade da obra de Leonilson, colocando sob suspeita uma relação de influência mais óbvia.

Essa obra é tema de um dos capítulos de minha tese de doutorado:

A influência pela negatividade: Leonilson (PT)

[EN]

Installation manual of industrial hygiene devices in strategic points of Galeria Vermelho. This work was part of the exhibition Vizinhos, which marked the ten years since the death of the artist Leonilson, seeking to map his influences on artists of another generation.

Semi-critical Contamination Area results from the reflection on contamination and dialogues between artistic processes arising from the theme of the exhibition. The influence is resisted, perceived as contamination. An expression “clean hands” (that the object offers) is remembered as exemption from authorship. Avoiding the risk of superficial homage, a readymade characteristic of this work reacts, by opposition, to the manuality of Leonilson’s work, putting under suspicion a more obvious relationship of influence.

This work is the subject of one of the chapters of my doctoral thesis:

The influence through negativity: Leonilson (PT)