Intervenção a convite da Revista Número em seu terceiro volume. Cada impressão da revista foi carimbada alternadamente com as frases “Quem matou C.M.?” e “Viva Milú Villela!”. Foi também reproduzida na revista uma publicidade do MAM/SP. Por fim, os autores daquele número foram convidados a incluírem em seus textos notas de apresentação e endereços de email, abrindo espaço para o diá-logo com o leitor.

O primeiro carimbo se refere às iniciais de Cildo Meireles, fazendo uso do modo como Cildo assinava na obra Inserções em Circuitos Ideológicos, e reconfigurando a pergunta “Quem matou Herzog?” (de sua série Projeto Cédula). O carimbo se apropria da reflexão de Cildo, enxergando a revista como um mecanismo de circulação (circuito), e faz a obra daquele artista incidir sobre si mesma, indagando sobre uma morte imaginada do autor propositor das Inserções.

O segundo carimbo celebra Milú Villela, então presidente do MAM/SP e do Itaúcultural, além de acionista do Itaú. Foi por ela ilustrado (e possivelmente con-cebido) o anúncio replicado, que justapõe a marca do MAM com a da Volkswagen. Fica o contraponto de uma menção a Cildo Meireles e uma homenagem a uma figura que representa as relações entre o campo da arte e o mercado financeiro.
Essa obra é tema de um dos capítulos de minha tese de doutorado:

A tradução como leitura atenta: Cildo Meireles (PT)

[EN]

Intervention at the invitation of Revista Número in its third volume. Each print of the magazine was stamped alternately with the phrases “Who killed C.M.?” and “Viva Milú Villela!”. An advertisement from MAM / SP was also reproduced in the magazine. Finally, the authors of that issue were invited to include presentation notes and email addresses in their texts, making room for the dialogue with the reader.

The first stamp refers to the initials of Cildo Meireles, making use of the way Cildo signed in the book Inserts in Ideological Circuits, and reconfiguring the question “Who killed Herzog?” (from his Cédula Project series). The stamp appropriates Cildo’s reflection, seeing the magazine as a circulation mechanism (circuit), and makes that artist’s work focus on himself, inquiring about an imagined death of the author proposing the Insertions.

The second stamp celebrates Milú Villela, then president of MAM / SP and Itaúcultural, in addition to a shareholder of Itaú. It was illustrated (and possibly conceived) the replicated ad, which juxtaposes the MAM brand with that of Volkswagen. The counterpoint is a mention of Cildo Meireles and a tribute to a figure who represents the relationship between the field of art and the financial market.

This work is the subject of one of the chapters of my doctoral thesis:

Translation as attentive reading: Cildo Meireles (PT)