[PT]

Desleituras se constitui a partir de palavras híbridas, criadas da mistura de termos distintos, escritos em tapetes de borracha. Por ocasião do 32º Panorama da Arte Brasileira, esse trabalho se configurou como uma ação artístico-educativa, enquanto um dispositivo de mediação na visita à exposição.

Com o exercício de associar uma ou mais palavras a uma obra ou conjunto, os tapetes funcionavam como disparadores de conversas sobre as obras. A ambiguidade dos termos trabalha a favor de um discurso aberto, sem um ponto de chegada definido. Como ferramenta educativa, portanto, os capachos distanciam-se de um discurso “esclarecedor”, atuando como provocadores ao invés de mediadores de um conteúdo a priori.

O conjunto de palavras pensadas para os tapetes flerta com a intenção de um texto crítico sobre a exposição. Ao mesmo tempo, se distancia de um texto do gênero em sua subversão da linguagem, que por sua vez o aproxima do texto poético ou das próprias obras. Os capachos habitam, assim, um território ambíguo, em trânsito entre obra, discurso crítico e dispositivo de mediação.

[EN]

Misreadings consists of invented hybrid words — usually inspired by the other works in group exhibitions — written on synthetic doormats. During the 32nd Panorama da Arte Brasileira (Panorama of Brazilian Art, at MAM, São Paulo), this work became a mediation device, used by the education department.

By instructing the audience to associate words to specific artworks or sets, the mats become conversation triggers. Their ambiguity promotes an open discourse, without a definitive endpoint. As an educational tool, the mats are far from an explanatory discourse, acting more like provokers rather than facilitators between the participant and an a priori content.

The set of words flirts with the idea of a critical text about the exhibition. At the same time, they deviate from this genre in their subversion of language, coming closer to poetic texts or a work of art itself. Thus, Misreadings exists in a borderline territory, fluctuating between artwork, critical text and mediation device.

Desleituras faz parte da conclusão de minha tese de doutorado.

Desleituras foi exposto em / Misreadings was presented in:

MAC Sorocaba
Frestas: Trienal de Artes
Galeria Carbono
Mesa de Corte
Educação como matéria-prima – MAM 
SESC Palladium – Belo Horizonte
Poemas de Chão – Galeria Bolsa de Arte
32º Panorama da Arte Brasileira – MAM
Agora somos mais de mil – Parque Lage
Água da Palavra – Instituto Adelina

Photo: Leopoldo Plentz